segunda-feira, 7 de março de 2011

PUMA EXTINTO




Especialistas anunciam extinção de subespécie de puma nos EUA

02 de março de 2011


Biólogos afirmam que animais encontrados em algumas regiões não pertencem a subespécie do puma do oriente

Foto: Getty Images


Especialistas americanos divulgaram um relatório nesta quarta-feira apontando que o puma do oriente, que consta na lista das espécies ameaçadas desde 1973, foi extinto no país. O Fish and Wildlife Service, órgão do governo responsável pela proteção dos animais, recomendou que a subespécie seja removida da lista de ameaçadas.

"Reconhecemos que muitas pessoas têm visto pumas selvagens em algumas regiões. Entretanto, nós acreditamos que não pertencem à mesma subespécie. Nós não encontramos nenhuma informação para apoiar a existência do puma do oriente", disse o chefe do serviço de controle das espécies ameaçadas, Martin Miller.

Segundo os especialistas, os relatos de pumas observados durante o processo de investigação apontam que são subespécies sul-americanas e selvagens do oeste dos Estados Unidos. Segundo Marc McCollough, cientista-chefe do serviço, a subespécie de puma do oriente provavelmente foi extinta em 1930.

Os biólogos apontam que a decisão de declarar extinto o puma não afeta o status da pantera da Flórida, outra subespécie de felino selvagem listada como ameaçada de extinção. Eles acreditam que hoje exista uma população de 120 a 160 animais no sudoeste da Flórida.