quarta-feira, 20 de julho de 2011

MACACOS DO VIETNÃ




Vietnã encontra grande grupo de macacos em risco de extinção

18 de julho de 2011

Até hoje, não havia registros no Vietnã de grupos maiores que 12 indivíduos
Foto: AP

O grupo de ecologistas Conservation International (conservação internacional, em tradução livre) encontrou a maior população da espécie de macaco gibão-de-bochecha-branca do norte já registrada no mundo. A descoberta ocorreu nas montanhas da zona central do Vietnã e estima-se que a população é de 455 animais. As informações são da agência AP.

Antes da descoberta, não havia registros no Vietnã de grupos maiores que 12 indivíduos. Na China, o macaco é considerado extinto há anos, e no Laos, único outro país que o gibão habita, não há estimativas da população, já que não houve estudos na região. Todas as variações de macacos gibão do mundo estão em risco de extinção, sobretudo aqueles da Indonésia.

A contagem de macacos foi realizada no parque nacional Pu Mat, na província de Nghe An, com gravações dos gritos dos macacos. Os pesquisadores afirmam estar preocupados com o projeto de construção de uma rodovia que atravessaria a região habitada pelos gibões, já que se trata da única população estável da espécie conhecida no mundo.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

RARÍSSIMO ANIMAL



Câmeras flagram animal raríssimo na Rússia
14 de julho de 2011


Leopardo de Amur é um dos animais mais ameaçados de extinção no planeta

Foto: WWF/Divulgação

Câmeras registraram um número recorde de leopardos de Amur no extremo leste da Rússia, o que indica que a população desse animal raríssimo pode estar aumentando, segundo a organização WWF. A subespécie é considerada criticamente ameaçada de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês).

Foram registrados 12 animais apenas neste ano na reserva Kedrovaya e no refúgio federal Leopardoviy, entre o mar do Japão e a fronteira com a China. De acordo com a WWF, normalmente são registrados entre sete e nove leopardos em um ano inteiro, por isso a surpresa de tantos espécimes flagrados pelas câmeras - inclusive com filhotes.

A subespécie já pôde ser encontrada no noroeste da China à Coreia, mas hoje habita uma pequena fração desse espaço. Somente na Rússia, 80% da população foi morta entre 1970 e 1983. Desflorestamento, incêndios florestais e perda de habitat para a agropecuária são as principais causas para o desaparecimento do leopardo de Amur.

O ANFÍBIO DESAPARECIDO



Anfíbio "desaparecido" é reencontrado após 87 anos na Ásia
14 de julho de 2011

É a primeira foto já feita da espécie raríssima
Foto: AP

Um anfíbio que cientistas acreditavam que pudesse estar extinto foi "redescoberto" após 87 anos sem ser registrado. O Ansonia latidisca foi fotografado pela primeira vez na história durante uma expedição nas montanhas de Bornéu pelo Instituto de Biodiversidade e Conservação Ambiental, sediado em Washington. As informações são do site do jornal britânico The Guardian.

O animal, que não tem nome em português mas é chamado pela instituição de "sapo arco-íris de Bornéu" (em tradução livre), foi "redescoberto" na região de Sarawak, na Malásia. A última vez que ele foi registrado havia sido durante uma expedição de pesquisadores europeus em 1924 e existiam somente ilustrações da espécie.

Segundo o site, o anfíbio é um dos "10 sapos perdidos mais procurados no mundo". Os exploradores encontraram três animais com aproximadamente 5,1 cm de comprimento, sendo um adulto macho, uma fêmea e um jovem.

Os pesquisadores afirmam que não será revelado o local exato da "redescoberta" por medo de caça ilegal para venda do animal raro. Os cientistas afirmam que espécies podem ser extintas na região devido à caça, perda de habitat e desflorestamento.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

FILHOTES DE AVES LOGO APÓS O NASCIMENTO



Fotógrafo registra imagens de filhotes de aves logo após nascimento

06 de julho de 2011

Imagem mostra filhote de turaco de ross no nascimento


Foto: BBC Brasil

Ao longo de um ano, o fotógrafo belga Eric Isselée captou imagens de diferentes aves. As fotos foram realizadas apenas horas após o nascimento dos vários animais.

Isselée tomou gosto por fotografar animais quando viajou à África pela primeira vez, em 2005. Ele já registou 10 mil imagens de 450 espécies animais distintas.

"Fiquei surpreso com a diferença de tamanho entre o animal e seu ovo e fiquei surpreso com o fato de que apenas algumas horas antes a ave estava dentro de um ovo pequeninho", afirma o fotógrafo.

Ele conta também ter se fascinado ao notar como são diferentes os filhotes de diferentes aves e como muitos filhotes se transformam até assumirem sua forma adulta.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

O INCRÍVEL MACACO FOTÓGRAFO




O incrível macaco fotógrafo



Olha só que visual malandro!


Macaco rouba a câmara de fotógrafo e faz um autorretrato 'sorridente'



Wild Monkey/David Slater/Caters News)

Um fotógrafo se surpreendeu com as imagens feitas por um macaco da espécieMacaca nigra, que roubou sua câmera e acabou fazendo um "sorridente" autorretrato em um pequeno parque nacional na ilha de Sulawesi, na Indonésia.

David Slater contou que o primata começou a investigar o equipamento e se fascinou com seu reflexo na lente antes de começar a disparar cliques sem perceber, inclusive o curioso retrato acima.

A imagem está perfeitamente centralizada, apesar de fora do eixo - como é comum ocorrer inclusive entre humanos que tentam posar para a própria câmera. Alguns sites divulgaram a foto com o eixo corrigido, o que dá um ar ainda mais profissional ao primata.