quarta-feira, 19 de outubro de 2011
O MUNDO DOS INSETOS
Mundo dos insetos pode ser 'descoberto' em zoológico brasileiro
14 de outubro de 2011
Zoológico de insetos busca mostrar a importância desses organismos
Foto: Instituto Biológico/Fabiano Albertoni/Divulgação
Você sabia que existem mais de 1 milhão de espécies conhecidas de insetos? E que cientistas acreditam que há outras 7 milhões para serem descobertas? São tantos animais que no Brasil existe até um zoológico dedicado a esses animais: o Planeta Inseto, criado em 2010.
Localizado no Museu do Instituto Biológico (IB-Apta) da secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o primeiro zoológico do gênero no Brasil pretende revelar ao público a biodiversidade desses animais, que formam o maior grupo presente no planeta.
O público visitante poderá ver de perto o que muitos conhecem apenas por relatos: abelhas produzindo mel, lagartas tecendo o fio de seda, formigas trabalhando em um sistema organizado, cupins reciclando material orgânico, insetos gigantes e outros que imitam a natureza para se defender de predadores, entre outras.
O projeto possui visitação permanente, de terça-feira a domingo, das 9h às 16h, e uma versão itinerante, realizada de acordo com a demanda.
sexta-feira, 14 de outubro de 2011
MORRE POCHO
Morre Pocho, famoso crocodilo domesticado da Costa Rica
12 de outubro de 2011
Pocho tinha 50 anos, pesava 445 kg e media quase 5 m de comprimento
O crocodilo Pocho, famoso por ser o único exemplar "domesticado" do mundo e por nadar, fazer truques e brincar com seu dono, o pescador costarriquenho Gilberto Shedden, morreu nesta terça-feira por causas desconhecidas.
Shedden, conhecido como Chito, contou nesta quarta-feira que após várias horas sem ver o animal na lagoa em que vivia, decidiu entrar na água para procurá-lo. Para sua tristeza o encontrou morto.
Pocho tinha 50 anos, pesava 445 kg e media quase 5 m de comprimento. Chito disse sentir uma grande tristeza pela perda de seu melhor amigo, que estava em seu sítio há 20 anos, depois de encontrá-lo doente em um rio da zona do Caribe costarriquenho. Os habitantes da comunidade de Siquirres (a 70 km ao leste de San José) prepararam o sepultamento para o crocodilo.
As brincadeiras entre Pocho e Chito atraíam dezenas de turistas e curiosos todos os domingos. O pescador costarriquenho havia ensinado ao crocodilo a fazer diversos truques, como girar sobre o corpo, dar a pata, sustentar a cauda e a cabeça em pé e até piscar um olho. A relação especial entre o homem e o crocodilo desperta há anos o interesse de dezenas de cientistas, especialistas em comportamento animal e jornalistas.
108 PANDAS
Zoo chinês apresenta doze filhotes de pandas recém-nascidos
07 de outubro de 2011
Com os 12 novos filhotes, o centro de reprodução tem agora 108 pandas
Foto: BBC Brasil
Um centro de reprodução animal em Chengdu, na China, exibiu ao público 12 filhotes de panda recém-nascidos. Os animais, que nasceram de mães diferentes e em diferentes dias, encantaram os visitantes do lugar.
Segundo o estabelecimento, os animais nasceram saudáveis e estão ganhando peso a cada dia. Com os 12 novos filhotes, o centro de reprodução tem agora 108 pandas. Esses ursos são considerados um tesouro nacional na China e uma espécie em risco.
Há dez anos, o país tinha 1,6 mil pandas. Um novo censo está sendo realizado para saber quantos existem atualmente.
Assinar:
Postagens (Atom)