quarta-feira, 29 de maio de 2013

A LESMA ROSA


Lesma rosa fluorescente é encontrada em monte na Austrália
Lesma foi achada em monte Kaputar, na Nova Gales do Sul,
Espécie é carnívora e se alimenta de outras lesmas vegetarianas.

29/05/2013

Uma lesma rosa fluorescente foi encontrada no monte Kaputar, no estado da Nova Gales do Sul, na Austrália. De dia, ela se esconde sob as folhas, mas, em noites chuvosas, moradores relataram ter vistos centenas dessas criaturas saindo para se alimentar.

As lemas rosas alcançam até 20 centímetros de comprimento. Segundo especialistas, a espécie Triboniophorus aff. graeffei é carnívora e se alimenta de outras lesmas vegetarianas.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

A FORMIGA-PIRATA



Cientistas acham novo inseto nas Filipinas e batizam de formiga-pirata
Pigmentação ao redor dos olhos lembra tapa-olho, acessório dos piratas.
Estudo diz que diferentes cores pelo corpo servem para diferenciar gênero.


22/05/2013

Cientistas das Filipinas descobriram uma nova espécie de formiga que recebeu o nome de formiga-pirata devido a uma pigmentação diferente distribuída pelo corpo.

De acordo com o estudo, publicado na revista “ZooKeys”, exemplares fêmeas da espécie Cardiocondyla pirate são reconhecidas por possuírem listras escuras ao redor dos olhos que lembram um tapa-olho, acessório sempre relacionado aos piratas.

Os pesquisadores da Universidade de Regensburg, da Alemanha, descobriram a nova espécie durante uma viagem para coleta de insetos do gênero Cardiocondyla, conhecido por sua diversidade morfológica e comportamental.

Mas o que ainda é um mistério para os cientistas é como funciona o padrão de pigmentação dessas formigas, que serve, de acordo com o estudo, para diferenciar o gênero sexual e confundir predadores.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

O PEIXE-SAPO



O peixe-sapo ("Antennarius striatus") é encontrado nos oceanos subtropicais, inclusive na costa brasileira. Podem atingir até 25 centímetros de comprimento, mas o comum é terem 10 centímetros. Vivem perto de corais e pedras a até 219 metros de profundidade. São encontrados em diversas cores como amarelo claro, laranja, verde, cinza, marrom e preto. Podem comer até o dobro de seu tamanho, especialmente crustáceis e outros peixes, mas podem também comer outros peixes-sapo, por exemplo, quando a fêmea se sente ameaçada por um potencial parceiro. A foto foi tirada em Sulawesi Utara, na Indonésia Lembeh Strait