sexta-feira, 17 de abril de 2015

A FORÇA DA FORMIGA

17/04/2015

Foto impressionante mostra formiga capturando centopeia em jardim
Estudante da Indonésia fotografou cena inusitada em seu jardim.
Apesar de seu tamanho, formiga levou vantagem em briga com centopeia
.


Formiga captura centopeia: estudante de Bornéu conseguiu fotografar a cena inusitada (Foto: Frenki Jung/Media Drum World)

O estudante Frenki Jung, que vive na cidade de Sambas, em Bornéu, na Indonésia, flagrou uma cena inusitada no jardim de sua casa. Ele fotografou o momento em que uma formiga conseguiu a façanha de capturar uma centopéia com tamanho muitas vezes maior do que o seu próprio.

Jung fez uma série de registros que mostram a luta entre a formiga e a centopeia. Apesar de seu tamanho, a formiga parece levar a melhor na briga.

O MELHOR AMIGO DO HOMEM


16/04/2015

Dono e cão têm conexão parecida com a de mãe de filho, diz estudo
Troca de olhares entre o cão e seu dono aumenta nível de hormônio.
Pesquisadores documentaram interações entre cães e donos.


O vínculo especial que existe entre o homem e seu melhor amigo, o cachorro, é construído em um processo hormonal ativado quando se olham, que funciona de maneira semelhante ao que se dá entre mãe e filho, apontou um estudo publicado nesta quinta-feira (16) pela revista "Science".

Uma equipe, liderada por Miho Nagasawa, da universidade japonesa Azabu, comprovou como o olhar entre o cachorro e seu dono dispara nos dois os níveis de ocitocina no cérebro, hormônio relacionado a padrões sexuais e a conduta paternal e maternal.

A ocitocina atua também como neurotransmissor no cérebro e tem um papel importante no reconhecimento e estabelecimento de vínculos sociais, assim como na formação de relações de confiança entre as pessoas.

Para realizar esta pesquisa, os cientistas puseram vários cachorros com seus donos em um quarto e documentaram cada interação entre eles durante 30 minutos.

Uma das estudantes brinca com o labrador Hook: a troca de olhares fez aumentar o nivel de ocitocina em sua dona (Foto: Mikako Mikura/Divulgação )

Depois, mediram os níveis de ocitocina tanto na urina dos cães como na de seus donos e descobriram que o contato visual constante entre eles elevou os níveis do hormônio nos cérebros de ambos.

Ocitocina no focinho

Em um segundo experimento, os pesquisadores passaram ocitocina nos focinhos de alguns cachorros e os colocaram em um quarto com seus donos e alguns desconhecidos.

Os animais responderam aumentando o tempo que olhavam para seus donos e, após meia hora os níveis de ocitocina cresceram nos donos dos cachorros tratados.

Como os lobos não tiveram esta mesma resposta, mesmo quando foram criados por humanos, os pesquisadores sugerem que este mecanismo de conexão entre o homem e o cachorro tenha surgido durante o processo de domesticação destes animais.

"O mesmo mecanismo de conexão, baseado no aumento da ocitocina ao se olharem, que fortalece os laços emocionais entre mães e seus filhos, ajuda a regular também o vínculo entre os cachorros e seus donos", concluiu a pesquisa.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

O ATAQUE DO LEÃO

15.abr.2015


Reprodução / Bored Panda / Atif Saeed


Enquanto fazia alguns cliques em um safari próximo à cidade de Lahore, no Paquistão, o fotógrafo paquistanês Atif Saeed conseguiu registrar o momento exato que um leão tenta atacá-lo. De acordo com relato do site Bored Panda, Saeed saiu do carro para tirar fotos do animal, mas o leão acabou sendo atraído pelos barulhos da câmera do fotógrafo. Irritado, o grande felino avançou na direção de Saeed, que conseguiu registrar a cena antes de pular de volta para o carro e ficar a salvo do ataque.

quarta-feira, 1 de abril de 2015

CARINHO DE COBRA

01/04/2015 06h00
Australiana flagra cobra fazendo 'carinho' em periquito na gaiola
Sem saber do risco, pássaro parecia não temer a cobra.
Réptil provavelmente não atacou, pois não conseguiu passar por tela.


A australiana Renae Cotterill flagrou o momento em que uma cobra estava na gaiola de seus periquitos em Beerwah, na Austrália. Segundo Renae, o réptil parecia que não queria devorar o pássaro e apenas sacudiu sua língua sobre ele.

Renae contou ainda que o periquito, sem saber do risco, chegou a gostar das cócegas feitas pela cobra, tanto que outros pássaros se aproximaram e se revezaram no "agrado".

No entanto, segundo especialistas, o réptil provavelmente não devorou o pássaro, porque não conseguiu passar pela tela da gaiola. Tanto que, após se afastar, a cobra atacou galinhas na casa de um vizinho.

Australiana flagrou cobra ao lado da gaiola de seus periquitos (Foto: Reprodução/Facebook/Renae Cotterill)