terça-feira, 24 de maio de 2011

VEADO GAÚCHO AMEAÇADO DE EXTINÇÃO



Polícia apreende em fazenda do RS veado ameaçado de extinção
23 de maio de 2011

O animal tem cerca de 2 meses de vida.

Foto: Comando Ambiental da Brigada Militar/Divulgação

O Grupo de Polícia Ambiental (GPA) da Brigada Militar de Nonoai (RS) apreendeu na sexta-feira um filhote de veado-virá (Mazama gouazoubira), espécie ameaçada de extinção no Rio Grande do Sul. O animal foi localizado em uma propriedade rural no município de Erval Grande, norte do Estado.

Conforme o comandante do GPA, sargento Alencar Fontana, o dono da propriedade afirmou ter encontrado o filhote em uma estrada próximo as suas terras e resolveu levar o animal para sua casa, a fim de protegê-lo. O veado estava sob os cuidados da família havia cerca de 30 dias, mas nenhum comunicado tinha sido feito à polícia ambiental ou a outro órgão de meio ambiente.

O infrator responderá a termo circunstanciado por ter capturado e mantido em cativeiro espécie da fauna silvestre sem a devida licença. Para o crime é prevista pena de detenção de seis meses a um ano, além de multa.

O filhote foi entregue pela Brigada Militar ao Ibama, que o encaminhou ao hospital veterinário da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Segundo a médica veterinária Joana Aurora Braun Chagas, o animal é macho, deve ter cerca de 2 meses de vida e pesa 3 kg. Agora o veado convive com outros dois filhotes fêmeas, sendo um da mesma espécie e o outro um veado-mateiro. Ele deverá permanecer sob os cuidados veterinários até os seis meses de idade e depois ficará no zoológico da UPF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário