terça-feira, 28 de agosto de 2012
SÓ SEI QUE NADA SEI
(Foto: Universidade George Washington/Divulgação)
Larva-monstro' possui pele grossa, tamanho arredondado e calombos pelo corpo
28/08/2012
Cientistas descobrem elo entre 'larva-monstro' e espécie de camarão
Animais considerados diferentes são da mesma espécie, diz pesquisador.
'Larva-monstro' foi descoberta há 200 anos e intriga cientistas desde então.
Cientistas da Universidade George Washington, nos Estados Unidos, descobriram um vínculo entre um animal marinho conhecido como "larva-monstro", cuja origem era um mistério para pesquisadores há quase 200 anos, e uma espécie de camarão.
A larva, chamada de Cerataspis monstrosa, na verdade pertence à mesma espécie do camarão, de nome Plesiopenaeus armatus, segundo o professor de biologia Keith Crandall, da universidade.
saiba mais
A descoberta foi feita pelo sequenciamento do DNA da "larva-monstro", segundo afirmou o professor para o site da Universidade George Washington. O resultado foi publicado recentemente na revista científica "Ecology and Evolution" ("Ecologia e Evolução", na tradução do inglês).
O mistério sobre a origem da larva começou após o animal ter sido encontrado no estômago de peixes há cerca de dois séculos, sem que desde então fosse encontrada sua fase adulta.
Habilidade
Os cientistas passaram todo o tempo tentando identificar qual seria a fase madura da larva, e não suspeitaram da habilidade do crustáceo em se tornar um camarão com quase nenhuma semelhança com sua fase "monstro", pondera Crandall.
O corpo da "larva-monstro" carrega uma carapaça dura, corpo arredondado e calombos, além de cor laranja com tons roxos. É bem diferente do camarão, vermelho e com uma aparência que lembra a da lagosta, reforça o pesquisador.
Crandall afirma que já havia suspeita de parentesco entre a "larva-monstro" e espécies de camarão. Para o estudo, ele disse terem sido recolhidas dezenas de amostras de crustáceos, cujas sequências de DNA foram comparadas com os genes da larva por anos até que fosse encontrado o parentesco.
"É excitante ter resolvido um quebra-cabeça de 200 anos", disse o professor para o site da universidade. "É um projeto que envolveu sorte, trabalho na comparação de espécies e um bom conhecimento da atuação em campo."
Após decifrar o DNA, pesquisadores descobriram que camarão é a fase adulta da 'larva-monstro' (Foto: Universidade George Washington/Divulgação)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário